Um Jogo Por Semana – Semana 01

Read it in English here!

Já faz um tempo que eu li o este artigo no Gamasutra e este outro também sobre o desafio Game a Week. Depois de uns dois meses sem participar de game jams e nem desenvolver nenhum jogo ou algo do gênero, senti que estava na hora dtentar isto.

Eu sempre achei extremamente divertido participar de game jams: o prazo apertado, os bugs e erros de programação pipocando de todos os lugares, o cansaço, a adrenalina do prazo final e a sensação de dever cumprido toda vez que eu dava a luz ao meu novo jogo. Feio, deformado e faltando pedaços, porém um jogo.

Contudo, desde que voltei de férias da faculdade, o tempo que tinha disponível durante a semana ficou muito mais apertado: estou agora estudando de manhã e trabalhando como estagiário de tarde.Tenho virado uma geleia preguiçosa nos fins de semana. Mas a coceirinha de fazer mais e mais jogos continuava lá.

E então resolvi sanduichar o Game a Week no meio da semana. Toda segunda feira irei postar aqui o resultado do meu trabalho, não importa o quão inacabado, feio e vergonhoso ele esteja. Prazo final todo domingo, 23:59, sem desculpas, sem prorrogações. Para descrever cada projeto irei pegar emprestado o modelo que a Adriel Wallick utiliza.

Sem mais enrolações, aqui está o primeiro:

BizoroLink de download (jogável em rede local – 2 jogadores)

bizoro

A ideia – A primeira ideia que tive foi baseada em lembranças de como eu achava divertido o multiplayer competitivo do Sonic 2 (e que ninguém gostava de jogar comigo). Me propus fazer um pequeno protótipo de plataformer competitivo em rede local, onde cada jogador teria de pular obstáculos, coletar upgrades e chegar na linha final. Usei este tutorial para pegar umas noções básicas de networking.

O que deu certo – Praticamente nada. Mesmo assim, foi legal conseguir fazer os jogos conectarem, fazer a interpolação de posições na mão e uma câmera que segue o jogador correto em cada máquina. E pelo menos terminei o primeiro, uhul!

O que deu errado – Praticamente tudo. O escopo do projeto era grande demais, ainda mais considerando que é o primeiro destes que estou fazendo. Não existe condição de vitória/derrota, os jogadores não podem pular, e o level é uma caixa fechada sem nada dentro. Sem contar que o resultado final ficou próximo demais do tutorial base. O meu tempo de desenvolvimento também foi pessimamente aproveitado.

O que aprendi – Um pouquinho de networking no Unity. Não mexi em nada de jogabilidade, mas foi legal enfrentar um desafio mais focado na parte técnica. Também percebi que é bom ter um pouco mais de bom senso ao escolher o tamanho do projeto da próxima semana.

Game a Week – Week 01

Leia em Português aqui!

Some time ago I read this article at Gamasutra and also this other too about the Game a Week challenge. After a couple of months taking part in any game jamand neither developing any games at all, I felt it was time to try this.

I always had tons of fun game jamming: the tiny development time, the bugs and glitches flooding everywhere, the tiredness, the thrill of the final deadline and the feeling of mission complete after every game I give birth to a new game. Usually a ugly, deformed and incomplete game. But still a brand new game.

However, since I get back from college vacation, the time that I had available during the week got a lot tighter: now I’m going to college every morning, and working as a trainee every noon. And every weekend I transform into a lazy jelly. But I still feeling the itch to make new games.

Then I decided to try Game a Week toghether during the week. Every monday I’ll post here the results of my work, no matter how unfinished, messy and shameful it is. The deadline is every sunday, 11:59PM, no excuses, no postponements. To describe every project I’ll borrow the format that Adriel Wallick uses.

So, here it goes:

BizoroDownload link (playable in local network – 2 players)

bizoro

The idea – The first idea was based on memories I had from how fun I thought the competitive multiplayer mode from Sonic 2 was (and that anyone liked playing it with me). So I set to make a small local network competitive multiplayer platform prototype, where every player would have to jump obstacles, collect upgrades and cross the finish line. I used this tutorial to get basic networking notions.

What went right – Close to nothing. Anywaysm it was nice being able to make the games connect, make some handmade position interpolation and a camera follow script that focus on the correct player. And it’s the first one and it’s done, yay!

What went wrong – Close to everything! The project scope was too big, and even worse that it was the first one. The current game has no win/lose condition, the players can’t jump, and the level is a closed box empty inside. And the result is too close to the base tutorial. My development time was poorly managed.

What I learned – A little bit of networking in Unity. I didn’t worked with gameplay at all, but it was nice to face a challend with a more technical focus. I’ve also realized that I should be wiser when choosing the project scope next week.