Um Jogo Por Semana – Semana 10

Read in English here!

AvestruzaClick aqui para jogar no browser

Semana10

Controles:
-Seta cima/ W: acelerar
-Seta baixo / S: freio
-Setas esquerda e direita/ A e D: curva
-Espaço: pulo
-Tab: mudar câmera
-Esc: reset

A ideia: eu pedi para um amigo meu um tema, e ele escolheu avestruz. Então pensei em fazer um jogo de corrida isométrico, no estilo de Mini Car Racing, um jogo que eu e meus irmãos jogamos muito quando mais novos. Como ela é uma avestruz, seria interessante colocar alguns obstáculos para o jogador pular. Como ainda não entendo muito sobre IA e tampouco tinha muito tempo livre esta semana, a corrida seria contra o relógio.

O que deu certo: gostei bastante do resultado desta semana! Curti como ficou o feeling do controle. Inicialmente a câmera seria apenas isométrica, mas enquanto eu brincava com a posição dela eu achei que seria interessante (e fácil) implementar um sistema de troca de câmeras. E foi interessante (e fácil também) fazer um sistema de mini mapa. Também durante o desenvolvimento houve um problema de código específico que estava me deixando bastante frustrando, e resolvi ir montando a pista ao invés de esquentar a cabeça. Assim que terminei de montar eu estava muito mais empolgado e o jogo parecia estar bem mais próximo da conclusão.

O que deu errado: não fiz inclinações e rampas na pista por causa de um bug que só fui descobrir e concertar quase no final. A avestruz precisa de muito impulso para voltar a correr caso erre um pulo. Faltou um sistema de medalhas, e também não coloquei o sistema de seleção de língua que eu queria. E faz tempo que não faço nenhuma música, estou com saudade de fazer música…

O que aprendi: que quando você está travado em algo, é melhor ir fazer outra tarefa não relacionada para esfriar a cabeça e continuar seguindo em frente. Espero me lembrar disso quando acontecer de novo!

Anúncios

2 respostas em “Um Jogo Por Semana – Semana 10

    • Hahahah. É, ficou faltando mesmo colocar um contadorzinho. Quando você precisa explicar algo do seu jogo através de fontes externas ao seu jogo, não costuma ser uma boa coisa.

      Exceto em Monster Hunter.

      E Binding of Isaac.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s