Um Jogo Por Semana – Semana 01

Read it in English here!

Já faz um tempo que eu li o este artigo no Gamasutra e este outro também sobre o desafio Game a Week. Depois de uns dois meses sem participar de game jams e nem desenvolver nenhum jogo ou algo do gênero, senti que estava na hora dtentar isto.

Eu sempre achei extremamente divertido participar de game jams: o prazo apertado, os bugs e erros de programação pipocando de todos os lugares, o cansaço, a adrenalina do prazo final e a sensação de dever cumprido toda vez que eu dava a luz ao meu novo jogo. Feio, deformado e faltando pedaços, porém um jogo.

Contudo, desde que voltei de férias da faculdade, o tempo que tinha disponível durante a semana ficou muito mais apertado: estou agora estudando de manhã e trabalhando como estagiário de tarde.Tenho virado uma geleia preguiçosa nos fins de semana. Mas a coceirinha de fazer mais e mais jogos continuava lá.

E então resolvi sanduichar o Game a Week no meio da semana. Toda segunda feira irei postar aqui o resultado do meu trabalho, não importa o quão inacabado, feio e vergonhoso ele esteja. Prazo final todo domingo, 23:59, sem desculpas, sem prorrogações. Para descrever cada projeto irei pegar emprestado o modelo que a Adriel Wallick utiliza.

Sem mais enrolações, aqui está o primeiro:

BizoroLink de download (jogável em rede local – 2 jogadores)

bizoro

A ideia – A primeira ideia que tive foi baseada em lembranças de como eu achava divertido o multiplayer competitivo do Sonic 2 (e que ninguém gostava de jogar comigo). Me propus fazer um pequeno protótipo de plataformer competitivo em rede local, onde cada jogador teria de pular obstáculos, coletar upgrades e chegar na linha final. Usei este tutorial para pegar umas noções básicas de networking.

O que deu certo – Praticamente nada. Mesmo assim, foi legal conseguir fazer os jogos conectarem, fazer a interpolação de posições na mão e uma câmera que segue o jogador correto em cada máquina. E pelo menos terminei o primeiro, uhul!

O que deu errado – Praticamente tudo. O escopo do projeto era grande demais, ainda mais considerando que é o primeiro destes que estou fazendo. Não existe condição de vitória/derrota, os jogadores não podem pular, e o level é uma caixa fechada sem nada dentro. Sem contar que o resultado final ficou próximo demais do tutorial base. O meu tempo de desenvolvimento também foi pessimamente aproveitado.

O que aprendi – Um pouquinho de networking no Unity. Não mexi em nada de jogabilidade, mas foi legal enfrentar um desafio mais focado na parte técnica. Também percebi que é bom ter um pouco mais de bom senso ao escolher o tamanho do projeto da próxima semana.

Anúncios

2 respostas em “Um Jogo Por Semana – Semana 01

  1. Pingback: Game a Week – Week 01 | André Sicuro Scremin

  2. Pingback: Um Jogo Por Semana – Semana 02 | André Sicuro Scremin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s